quarta-feira, 7 de março de 2012

Eu sou Bruce Lee

Posted by Cândido Augusto on 17:01

Um vez quando eu era pequeno, um amigo perguntou "Quem é Bruce Lee?" ele virou motivo de zuação para toda uma vida, e até hoje lembramos dele e dessa pergunta, não tem jeito e se ele estiver lendo essa matéria, vai ficar mais puto ainda, Mas pelo menos as novas gerações não farão essa pergunda com o lançamento de "I AM BRUCE LEE" . Como dizia Bruce "Saber não é o bastante; precisamos aplicar. Querer não é o bastante, precisamos fazer." Com essa frase e muitas outras a lenda e o mito Bruce Lee continuam vivos em nossas mentes. Até hoje insuperável essa sim é a verdadeira definição, uma energia em forma de pessoa. Até hoje as pessoas se interessam pelo mito e pela lenda, no novo documentário, vários artistas e lutadores dão seu depoimento sobre Bruce como Jon “BONES” Jones, campeão do peso meio-pesado, Dana White poderoso chefão da UFC e a nova promessa dos filmes de ação Gina Carano. E do amigo Dan Inosanto e sua filha Diana Lee Inosanto, e da própria filha de Bruce, Shannon Lee que dão depoimentos extremamente emocionantes.



Outra homenagem a Bruce Lee se chama "Spirit of Fight" estrelado pelo ator Danny Chan que estudou Jeet Kune Do, e estrelou no papel-título na série de TV "The Legend of Bruce Lee" (A Lenda de Bruce Lee), a série teve 50 episódios produzidos e transmitidos pela CCTV, a filha de Bruce, Shannon Lee é creditada como produtora executiva, teve as participações especiais de Mark Dacascos, Ray Park, Gary Daniels. A proposta de "Spirit of Fight" é a famosa pergunta: "E se Bruce Lee participasse de MMA ?". Segundo declarações de Danny Chan: " Somos grandes fãs de Bruce Lee e esse filme que estamos fazendo é uma homenagem ao seu legado para dar aos fãs um vislumbre do que seria se o espírito do Jeet Kune Do se tornasse parte do fenômeno global que é o MMA."





Aproveitando que tudo que leva o nome Bruce Lee desperta interesse e dando continuidade a saga que foi iniciada com Ip Man, surge com o titulo de "Ip Man 4 - O Jovem Bruce Lee". Esse título "Ip Man 4" foi usado malandramente no Brasil, e não é sequência dos filmes Ip Man. No original se chama Bruce Lee, My Brother (Li Xiao Long, 2010). O filme é inspirado no livro de Robert Lee irmão de Bruce Lee o qual também participou ativamente na concepção desse filme. Como disse Robert Lee “Lemos muitos livros e assistimos muitos filmes sobre Bruce Lee. Mas existem muitos erros neles”.  Mas com este novo filme biográfico de Bruce Lee, a sua família quer corrigir erros cometidos anteriormente. Uma indireta talvez para o filme Dragão: A História de Bruce Lee (Dragon: The Bruce Lee Story, 1993).

Um filme biografico que conta a saga em episódios destintos como o início do menino, do homem, e do mito. Em termos de cenário e figurino promete seguir a risca o que foi feito nos filmes Ip Man, Ip Man 2 e Ip Man 3 que contou com a participação de ninguem menos que Ip Chun, filho mais velho de Yip Man. Mostra fielmente as rua de Hong Kong de 1950, fotografias reais do arquivo da família Lee foram usadas. Muitos já discutiram e até  mesmo eu, que esse filme deveria ser feito com o ator Danny Chan já que para quem teve o prazer de assistir A Lenda de Bruce Lee com ele, viu que ele estava praticamente possuído e incorporado no papel de Bruce. Estrelado pelo ator Aarif Lee, um ator e cantor pop de Hong Kong, que pelo visto não aprendeu muito com os ensinamentos de Bruce, já que foi preso por dirigir embriagado a algum tempo, Aarif confirmou a notícia de sua prisão e esclareceu que a investigação policial está em andamento.




Curiosidades extras: A Nokia lançou já a algum tempo um item de colecionador irressistível, o modelo Nokia N96 Bruce Lee. O valor de US$ 1.200,00 não é para todos, mas quem é colecionador não vai ligar para esses detalhes.


A empresa Hot Toys lançou duas novas action figures perfeitas de Bruce Lee que são bem diferentes do que estamos acostumados. O Bruce Lee Collectible Figure (In Casual Wear) – MIS12 que mostra Bruce Lee totalmente descontraido com um sorriso no rosto e vestido com roupas casuais no estilo dos anos 70.




Uma coisa que poucas pessoas atribuem a Bruce Lee,  é que ele criou o modo como jogamos os games de hoje em dia, explico o porque, no filme Jogo da Morte a cena final ele tem que passar por 5 andares, sendo que o desafio consiste em passar por todos os lutadores da torre, um em cada andar, sendo todos eles de primeira categoria. No 2ºandar encontra-se Dan Inosanto, no 3º andar o mestre de Hapkido Jin Han Jae e por fim, no 4º andar, Kareem Abdul Jabbar, que faz uma luta épica contra Bruce. Portanto Bruce criou o jogo de fases já que o filme Jogo da Morte data a fase de produção de 1972. E como o primeiro videogame doméstico da história também foi lançado em 1972 e só tinha os joguinhos de Tennis e Hockey, para mim o modo como jogamos hoje em dia devemos a Bruce Lee, onde temos que passar por várias fases até chegar ao chefão do game.

0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site