quarta-feira, 21 de março de 2012

Finalmente o Tradutor Universal

Posted by Cândido Augusto on 18:13


Homens de Preto (1997)


As grandes tecnologias que temos, sempre aparecem primeiro nos filmes, para depois virarem realidade, como visto no filme MIB - Homens de Preto (1997) e dito pelo personagem de Tommy Lee Jones: "O pensamento humano é tão primitivo, que é considerado uma doença em certas galáxias". Mas nem tudo está perdido o tradutor universal acaba de ser criado. Se você sempre desejou falar japonês, mandarim e outros idiomas, "Seus Problemas Acabaram" como era dito no programa humorista Casseta e Planeta.

 A Microsoft acaba de lançar um protótipo que pode ser um tradutor universal. Criado por Frank Soong e Rick Rashid, o novo programa é capaz de reproduzir a voz do usuário, traduzindo o que ele fala para 26 línguas diferentes. A nova tecnologia exige uma hora de treinamento para criar um modelo da voz do usuário. O processo é trabalhado fonema a fonema, para tentar reproduzir os diferentes sons exigidos por cada idioma.

O protótipo já foi testado em público durante a TechFest 2012 por Rick Rashid, chefe da pesquisa. O software conseguiu reproduzir o mesmo trecho de uma longa sentença dita pelo pesquisador em espanhol, italiano e mandarim!!!!. Mesmo com uma voz um pouco sintetizada, conseguiu reproduzir pausas e entonações.




Infelizmente ainda não tem data de estréia e está em fase de testes,  mas em se tratando de Microsoft já poderemos imaginar smartphones e celulares com esse tipo de tecnologia, imaginem você estar assistindo um filme de Sean Connery em seu aparelho de bluray e ouvir a voz de Sean falando em português. A prova de fogo desse software teria que ser no Rio de Janeiro testando se ele conseguiria reproduzir o idioma "marginez" nesse caso, acho que aparelho até queimaria. Agora fica faltando uma máquina que transforme pensamentos em texto e aquele celular de papel descartável do filme Ultraviolet de (2006) com a Milla Jovovich. 


                           
 Assita ao video do diretor de pesquisa da Microsoft, Rick Rashid apresenta sua visão para o futuro da pesquisa de computação e recursos de pesquisa da Microsoft pode dar para a evolução da computação.

                                           Get Microsoft Silverlight

1 comentários:

um tradutor universal 'elapsado' com google glass...

e ainda podia ser para vestir !

de plástico , couro , papel ....

qualquer forma , para qualquer lugar

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site