sexta-feira, 25 de maio de 2012

Revisitando Os Aventureiros do Bairro Proibido (1986) - Parte 1

Posted by Cândido Augusto on 15:25



  Aproximando do seu 26º aniversário o filme Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China) de 1986 merece ser visto e revisto. Ainda bem que não ganhou o mesmo titulo que teve em Portugal que saiu com o nome As Aventuras de Jack Burton nas Garras do Mandarin. John Carpenter pode nunca saber, mas com certeza ele foi um dos reis da sessão da tarde que passava na Rede Globo, seu filme ficou marcado no imaginário popular e entrou para a história do cinema, o filme foi um fracasso comercial e de crítica, custou US$ 25 milhões e arrecadou US$ 11,1 milhões nos Estado Unidos. Carpenter ficou na época desiludido com Hollywood e se tornou um cineasta independente. Ele disse em uma entrevista: "A experiência (Big Trouble) foi a razão que eu parei de fazer filmes para os estúdios de Hollywood. Eu acho (Big Trouble) um filme maravilhoso, e estou muito orgulhoso dele." 

O filme ao longo dos anos criou uma legião de seguidores e virou cult. Na época seu concorrente era o filme de Eddie Murphy e O Rapto do Menino Dourado, mas (Big Trouble) saiu em Julho de 1986, cinco meses antes.

John Carpenter é dono da maioria dos filmes que viraram cult ao longo dos anos como: Assalto à 13ª DP (1976), Halloween (1978), Fuga de Nova Iorque (1981), O Enigma de Outro Mundo (1982), Starman - O Homem das Estrelas (1984), Fuga de Los Angeles (1996), Vampiros de John Carpenter (1998) mostrando sua versão definitiva para filme com vampiros detonando, qualquer entrevista com vampiros da vida.

(Big Trouble) foi alvo de protestos de segmentos da comunidade americana chinesa, que alegou que o script tinha estereótipos raciais, uma acusação que irritou Carpenter e seu elenco em grande parte Chinês (Carpenter nunca teve medo de usar minorias como suas derivações) . Carpenter mostra claramente o respeito e a compreensão a cultura chinesa e foi diretamente influenciado por Tsui Hark e o filme Os Guerreiros da Montanha (Zu Warriors From The Magic Mountain, 1983)

O filme criou uma galeria de personagens inesquecíveis e vilões memoráveis que realmente metiam medo. O filme sempre esteve a frente de seu tempo e merecia uma continuação, porque com os efeitos de hoje, imagine o que John Carpenter faria se ele realmente tivesse acesso a tudo que tem direito. E como estaria o elenco nos dias atuais?

KURT RUSSELL - Ator preferido de Carpenter e seu amigo pessoal Kurt interpreta Jack Burton, com uma atuação espetacular, durão desajeitado e debochado um show de canastrice, mais que se encaixou perfeitamente no filme. O ator levantou pesos e começou a correr dois meses antes do início da produção, por isso seu visual pseudo Stallone. Kurt é um dos atores que mais participou de filmes que viraram cult ao longo dos anos como Carros Usados (1980), Fuga de Nova York (1981), Enigma do Outro Mundo, O (1982) e Fuga de Los Angeles (1996), atualmente o ator anda no ostracismo já que andou recusando papel no filme Mercenários de Stallone, ironicamente fez Tango e Cash com o próprio Stallone. Quentin Tarantino também já tentou trazer Kurt de volta aos holofotes mas sem grande sucesso como o filme À Prova de Morte (2007).

KIM CATTRALL - Esta atriz inglesa interpreta Gracie Law no filme, advogada de direitos civis que está tentando trazer a imigrante Tara (Min Luong) com segurança ao país. Seu papel de maior sucesso até hoje foi a sexy Samantha na série Sex and the City. A atriz já declarou que não quer saber de plásticas. Em entrevista ao Daily Mail, a atriz, que tem 55 anos, contou que quer envelhecer graciosamente. Declarou "Na minha vida e carreira eu quero encarar o envelhecimento porque eu acho que isso interessante". Numa das grandes tiradas do filme o personagem de Dennis Dun diz: "O lance é parecer idiota", Grace Law rebate: "Ele parece" sobre o personagem Jack Burton.


DENNIS DUN - Interpreta Wang Chi no filme, notamos que o ator tenta recriar algumas poses e gestos de Bruce Lee durante as lutas enquanto tenta salvar sua noiva Miao Yin, teve papéis de destaque em vários filmes como Ano do Dragão ( 1985 ), O Último Imperador ( 1987 ), Príncipe das Trevas ( 1987 ), Guerreiros da Virtude ( 1997 ). Durante três temporadas, ele era um membro regular do elenco na NBC de televisão série Midnight Caller (1988-1991)

  
JAMES HONG - Interpreta David Lo Pan ser de 2000 anos de idade que foi amaldiçoado pelo imperador soberano da China com um corpo de "nenhuma carne". A fim de recuperar sua forma natural, ele deve encontrar uma garota de olhos verdes e casar com ela, e sacrificar essa mulher para apaziguar Shintai, em sua origem uma raça mítica de descendentes de deuses orientais e que caíram em desgraça pelos seus atos indignos, fica um pouco indefinido se Lo Pan faz parte de uma ordem de vampiros do oriente já que ele bebe sangue de uma de suas noivas. Por sorte dele acaba encontrando duas mulheres com olhos verdes, e pretende casar com Miao Yin e sacrificar Gracie Law. Lo Pan é o governante de Chinatown possui um exército, mas os servos que entraram para a história do cinema foram Os Três Temporais. Este veterano ator asiático ainda está em plena atividade Hong é conhecido por estrelar em Blade Runner , recentemente fez dublagem em Kung Fu Panda 2 e pode ser visto no filme Protegendo o Inimigo (Safe) de 2012 com Jason Statham.

CARTER WONG - Interpreta os Deus do Trovão é o mais forte e mais alto dos Três Temporais, se derrotado em combate, ele irá inalar grandes quantidades de ar e explodir, e encher os seus adversários de carne e vísceras.  Devemos chama-lo de Mestre Carter Wong fundou a Internacional Hop Kuen Chung Federação Mundial. Chung Hop Kuen é o seu próprio estilo de artes marciais baseadas em chinês Kung Fu misturado com Muay tailandês, Taekwondo, Hapkido e Karate. Pode ser visto em vários filmes do gênero artes marciais, mas um que também fez sucesso no Brasil na antiga sessão kickboxer da Rede Bandeirantes foi Garras de Tigre 3 (2000) ao lado da ex rainha dos filmes de pancadaria Cynthia Rothrock campeã mundial invicta de Karate de 1981-1985.

PETER KWONG - Interpreta Deus da Chuva o mais delicado dos Três. Ele é um mestre da espada chinesa e mata seus oponentes com uma enxurrada de cortes. O Ator está na indústria da televisão e do cinema há mais de 30 anos,  participou do filme O Rapto do Menino Dourado(1986) concorrente direto de (Big Trouble) e pode ser visto na televisão nas séries MacGyver (1986) e  Eu, a Patroa e as Crianças (2004), atualmente também no ostracismo. Ele é um praticante de Kung-fu Shaolin do Norte , que eventualmente, ramificou-se para disciplinas mais meditativas e de cura, atualmente ensina Tai Chi Chuan.


Sua participação no seriado Eu a Patroa e as Crianças foi no episódio hilário intitulado Guerra dos Restaurantes como Eddie Hoo confira na foto.



 
JAMES PAX - Interpreta o Deus do Relâmpago é o líder não oficial do grupo, possui de longe, o maior poder de Chi. Ele tem o poder para fritar seus adversários à distância. Ele fica para trás de seus dois companheiros, em termos de habilidade de luta para o combate mano a mano. Sua armadura ajudar a canalizar seus poderes de raios e protegê-lo de danos, com certeza inspirou o personagem Raiden do game da série Mortal Kombat. Acredito que o filme mais conhecido em que ele atuou depois de (Big Trouble) foi Kinjite -Desejos Proibidos (1989) com Charles Bronson. Também já trabalhou de modelo nos EUA e Europa para Armani.



VICTOR WONG - Este saudoso ator que morreu de infarto aos 84 anos, interpreta o feiticeiro Egg Shen faz o tipo Obi-Wan Kenobi asiático, não só neste filme como em outros, também esteve no filme concorrente O Rapto do Menino Dourado (1986). As frases mais marcantes do filme são dele como:  "Os chineses misturam tudo, olhe só com o que eles tem que lidar tem o budismo, o confucionismo, a alquimia do taoísmo e a bruxaria pegamos o que queremos e deixamos o resto"  e na  cena de abertura entre Egg Shen sendo questionado pelo advogado Pinstripe interpretado por (Jerry Hardin) o Garganta Profunda de Arquivo X, temos o famoso diálogo:

Advogado Pinstripe : O senhor acredita mesmo em mágica?
Egg Shen: Quer dizer magia negra chinesa? sem dúvida !!
Advogado Pinstripe : Me ajude a entender.

Egg Shen: Viu, isso não foi nada, mas é assim que sempre começa bem pequena"


KATE BURTON - Interpreta Margo uma jornalista atrapalhada e medrosa, Kate é filha de ninguém menos que Richard Burton e Sybil Williams. Uma de suas citações sobre sua carreira: "Eu geralmente sou a mulher doce. Ou a doce esposa morta". Em um de seus diálogos no filme falando sobre toda a loucura que foi ver os Três Temporais e saber sobre Lo Pan ela diz: "Isso tudo é constrangedor, e eu devo ser terrivelmente ingênua" e Eddie Lee completa: "E é mesmo". Esta atriz pode ser vista nos filmes Código de Honra (2011) , e no mais conhecido, mas não muito bem adaptado Max Payne (2008)




DONALD LI - Interpreta Eddie Lee o chefe dos garçons no Dragão Black Pool. Veste casacos espalhafatosos e mais parece um vendedor de carro usado. Ele parece saber algumas informações básicas de kung fu e tem uma queda por Margo. Os filmes mais conhecidos onde esteve foram Rajada de Fogo (1992) com Brandon Lee, U.S. Marshals - Os Federais (1998) , e Os Vingadores (2012) como conselheiro mundial de segurança.



MINH LUONG -  Interpreta Tara uma estudante de intercâmbio que deveria encontrar-se com a Gracie Law no aeroporto. Ela parece um pouco como Miao Yin e é confundida em primeiro lugar pela gangue de rua Chinatown que a principio tenta seqüestrá-la. Não teve grandes destaques no cinema além de Skates na Pista da Morte (Gleaming the Cube) de 1989 ao lado de Christian Slater. Entrou muda e saiu calada no filme, e esta sumida a um bom tempo das telas. Não se tem informação nenhuma sobre esta atriz do mesmo jeito que acontece no filme.




SUZEE PAI - Interpreta Miao Yin o filme gira em torno dessa personagem, a chinesa de belos olhos verdes, que Lo Pan deseja casar. Até mesmo nos dias de hoje, Suzee Pai é um mistério esta linda morena nasceu em 8 de agosto de 1962 em Toledo, Ohio. Suzee foi destaque na Penthouse do Mês em Janeiro de 1981, Fez um pequeno papel em Rambo - First Blood (1982) onde num bordel em Saigon John Rambo, fixa seu olhar na mulher mais linda do bar, nada mais nada menos que Suzee Pai cena que foi cortada da versão final do filme aparecendo somente nas cenas deletadas do Blu-Ray.  Mesmo sendo cultuada pelos fãns do filme (Big Trouble) está desaparecida da mídia.

 
 Participou de filmes como Jakarta (1988),  Caçada em Atlanta (Sharky's Machine) de 1981 com Burt Reynolds,  Extralarge (1993) série de TV com Bud Spencer fazendo dupla com Michael Winslow (Loucademia de Policia) e com participações de  Pat Morita e Erik Estrada. Como pode ser visto neste trailer:


Ela estaria atualmente com 50 anos e sumiu da mídia desde de 1993, existem muitas informações desencontradas sobre ela, algumas dizem que entrou para o mundo dos filmes adultos por causa do filme Jakarta (1988). Não é para tanto como pode ser visto neste trailer:



 Esta informação não é muito confiável. Se não já teríamos a paródia pornô, imaginem o titulo XXX Os Aventureiros do Buraco Proibido !!!. Essa atriz assim como no filme é envolta em mistérios. O mais provável e que tenha virado dona de casa.

O filme é garantia de pura diversão, e como de costume John Carpenter compôs a trilha sonora e ainda recebeu uma indicação ao Saturn Award de melhor música para este filme. Também  não temos o óbvio finalzinho feliz estilo Steven Spielberg, já que Jack Burton não fica com a mocinha Gracie Law, mesmo depois de tudo. E prossegue sua jornada "Road Warrior".

O filme já foi alvo até de analises políticas como do colunista David Sirota do The Huffington Post analisado o filme em termos do papel dos Estados Unidos no mundo, ele argumenta que o personagem de Kurt Russel seria os Estados Unidos, enquanto Lo Pan e sua gangue são o Resto do Mundo, e mais especificamente dos Países Não-Aliados, também conhecido como o Eixo do Mal. Sirota sugere que Carpenter está usando o personagem de Burton deliberadamente ridículo para mostrar a arrogância americana. Realmente se este filme fosse feito nos dias de hoje, seria alvo de processos na certa.

Em meio a tantos blockbusters de ação modernos, esse filme merece uma atenção das novas gerações, quem ainda não assistiu, algo quase impossível hoje em dia, corra e garanta essa viagem ao mundo criado por John Carpenter.

A edição lançada no Brasil do Bluray tem capa diferente da americana, a capa americana está muito melhor. A edição nacional tem como extras:  Comentário em Áudio do Diretor John Carpenter e do Ator Kurt Russel , Trilha Sonora Isolada, Cenas Excluídas, Final Estendido,  Video Musical, Entrevista com Richard Edlund que criou os efeitos especiais para este filme, Trailers, Spots de TV e  Galeria de Fotos dos Bastidores, praticamente o mesmo material que fora disponibilizado no DVD duplo. Para os amantes de um bom som,  temos áudio DTS-HD MA 5.1 original em inglês, mas não espere muito já que o filme é de 1986 e tem as limitações da época.



Curiosidades:  Em 2001, houve uma série de Action Figures que foram confeccionadas na  China. São objetos raríssimos hoje em dia, e só podem ser obtidos no eBay. Fonte: WingKong.net


Talvez seja mais facil achar o chapeu do ator Peter Kwong no site liveauctioneers

E se você quer levar o filme para toda sua vida que tal uma tatuagem como essas aqui:

Com tanta remake, reboot e outras derivações este era um filme que merecia uma continuação ou melhor um remake com novo elenco. Na parte 2 desta matéria vou dar minhas idéias para um novo elenco. Continua.....

6 comentários:

Como eu amo esse filme... foi um dos primeiros filmes que assisti em VHS na minha infância... tenho tanto o DVD edição especial quando o Blu-ray... não sei se seria uma boa um remake..mas uma continuação seria bem legal (Se possivel com os atores mais velhos mesmo).

Realmente eu também adoro esse filme, marcou minha infância e hoje em dia ainda assito.
Eu acredito que há mais inspirações desse filme para a franquia MORTAL KOMBAT lançado 1m 1992. O filme foi lançado em 1986, dos personagens que o filme inspirou para o game acredito que exista esses como:

Liu Kang - Wang Chi (Como o persongem chinês e imitando os movimentos do Bruce Lee, o jogo deve ter pensando em copiar logo o Bruce Lee)

James Pax - Raiden como foi dito

David Lo Pan - No game ele seria o Shang Tsung, que tem o poder de se transmutar.

Carter Wong - Com suas habilidades de facas seria o Kung Lao

Curiosidade: há no jogo Soul Calibur 5 um dos oponentes traz referência Lo Pan, inclusivo com o nome do lutador sendo Lo-Pan

Parabéns pelo blog!

Obrigado pelo retorno,fico feliz que tenha gostado isso me incentiva a continuar.

Gostei muito do post, ajudou a entender um pouco mais sobre cada personagem e sobre o filme! Fiz um post sobre o filme no meu blog http://aboutbooksandmore.blogspot.com.br/2017/01/os-aventureiros-do-bairro-proibido.html

Esse seu elenco de remake ficou excelente

Como faço para assistir o filme???

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site