domingo, 1 de julho de 2012

The Heroic Trio (Dong fang san xia / 東方三俠, 1992)

Posted by Cândido Augusto on 10:44



The Heroic Trio (Dong fang san xia / 東方三俠 , 1992)

Muitos antes de qualquer pantera hollywoodiana pensar em detonar alguma coisa, muito antes de qualquer Sucker Punch ser imaginado, em 1992 três tigresas asiáticas arrebentavam vilões no melhor estilo Wuxia Pian. Estrelado pela saudosa Anita Mui como Mulher Maravilha, Maggie Cheung como Thief Catcher ou mercenária, Michelle Yeoh como a Mulher Invisível e dirigido por Johnny To.

 The Heroic Trio é ambientado em um tipo de Hong Kong apocalíptica e distópica onde temos um governo caótico que não consegue controlar gangues criminosas, cidadãos estão apavorados e apáticos. Ainda pertencendo ao lado negro Michelle Yeoh  como Mulher Invisível é encarregada de seqüestrar recém-nascidos que estão destinados a serem imperadores da China e entregá-los para o misterioso Mestre sobrenatural The Evil Master (Yen Shi-Kwan) e seu capanga implacável arrancador de cabeças Kau (Anthony Wong).

 
Anita Mui interpreta a esposa de um inspetor de polícia. Maggie Cheung desempenha a caçadora de recompensas e Michelle Yeoh é a Mulher Invisível controlada pelo vilão. As seqüências de ação são enormes espetaculares e ultra coreografadas o uso de "Wire Fu" é frenético, temos alguns momentos onde o uso de cabos pode ser visto, mas temos que descontar que eles faziam isso na raça sem técnicas digitais que temos hoje, e hollywood não consegue alcançar essa raça e criatividade do cinema asiático. Mesmo com tanta ação o filme não deixa de ter momentos dramáticos na personagem de Michelle Yeoh em sua relação com o cientista que cria o manto da invisibilidade e o conflito interno de sua personagem que tenta se desvencilhar do controle do mal . Momentos de ternura e emoção ficam por conta da  personagem de Anita Mui, que tenta conciliar sua profissão de super heroína com a de dona de casa dedicada, é também a personagem mais responsável no filme, a expressão no olhar que Anita faz em certos momentos é emocionante. 

Os momentos de comédia do filme ficam por conta Maggie Cheung que é a contra partida da personagem de Anita, Maggie é totalmente irresponsável, em uma das cenas ela atira dinamite num latão onde se senta, para usar como propulsor e invadir um edifício dominado por terroristas no melhor estilo Kungfusão  em outra cena depois de escapar de uma explosão, se vira e pergunta: "Eu ainda estou bonita?".



 Por falar em beleza, Anita Mui e Maggie Cheung são belíssimas, mas um comentário a parte, nada se compara ao ver Michelle Yeoh num collant vermelho com seus cabelos ao vento no melhor estilo Elektra Assassina, não é a toa que ela já foi miss Malásia e participou do concurso de Miss Mundo em Londres.




Segundo palavras da própria Michelle: "Eu amei Heroic Trio, porque eu tive a chance de trabalhar com Maggie e Anita. Estar no set era como estar de férias. Era como estar com sua família, estávamos todas tão perto Maggie, Anita e eu"

Em uma cena de Heroic Trio um trem desgovernado invade a estação destruindo tudo, coincidência ou não está cena se repete em Dura de Matar 3 - A Vingança que é de 1995 !!!. A trilha sonora tem uma musica cantada por Anita Mui chamada A Woman's Heart mas é o tema das heroínas que vai ficar grudado na cabeça e você vai acabar cantarolando o tema.

 
The Heroic Trio 2 ( Executioners / Jin doi hou hap cyun, 1993)

No segundo filme o mundo foi devastado pela guerra nuclear, uma terrível escassez de água assola a população. O vilão agora louco e deformado comanda um líder populista e um coronel militar, que pretende tomar o poder através de um golpe. A personagem de Anita Mui (Mulher Maravilha) agora é mãe, e está aposentada do combate ao crime para poder se dedicar exclusivamente a sua filha e marido. 

Michelle Yeoh (Mulher Invisível) aceitou finalmente seu verdadeiro papel de heroína e se esforça para mudar as maldades que cometeu enquanto estava sob a influência de seu antigo mestre The Evil Master.


 Maggie Cheung (Thief Catcher) ainda continua suas loucuras tentando fazer lucro e se dar bem, neste filme ha mais destaque para sua personagem que acaba percebendo que tem responsabilidades maiores do que pensar apenas em dinheiro, faz um par bem louco como o grande ator sempre com cara de mal humorado Lau Ching-Wan ou (Sean Lau), muitos devem conhecê-lo pelo filme Máscara Negra com Jet Li onde faz o inspetor de policia ou mesmo de Police Story 2 com Jackie Chan. 


 As três heroínas são obrigadas a superar conflitos entre si, e serão postas a prova,  terão que enfrentar inimigos ainda mais perigosos, para trazer segurança, justiça e a água de volta ao povo. O filme segue a mesma fórmula do primeiro sendo que neste as lutas são ainda mais impressionantes. Mas o que andou sendo destacado foi a tão falada cena da banheira, a cena é sutil e não tem nada demais, como muitos gostam de alardear. 


 Não vou fazer spoilers já que pode ter algum leitor que ainda não viu os filmes, mas uma das heroínas irá morrer. Este é o único defeito do filme já que na minha opinião, não havia necessidade da morte da personagem.


Curiosidades "Easter Eggianas" a personagem da saudosa atriz e diva pop Anita Mui que morreu de cancer em 2003, possui uma action figure customizada de sua personagem Mulher Maravilha.


Quanto as outras personagens não vi action figures delas para Heroic Trio, mais Michelle Yeoh possui action figure de duas personagens que já interpretou Wai Lin  de 007 - O Amanhã nunca Morre (1997) e Yu Shu Lien de O Tigre E o Dragão (2000). Maggie Cheung possui de sua personagem Flying Snow do filme Herói (2002).



 Estes dois filmes são altamente recomendados tanto aos amantes do gênero ou mesmo para quem quer conhecer realmente os filmes asiáticos sem nenhuma intervenção hollywoodiana, é a combinação de ação, terror, comédia, drama, melodramas e lutas extremas do melhor que o cinema asiático pode proporcionar. The Heroic Trio é um daqueles filmes impossíveis de não gostar seja pelos exageros beirando o gore, seja pela insanidade ou pelos vilões sem misericórdia e maus para valer. É um filme que com certeza influenciou muito outros que vieram depois e produções de hollywood.  A edição inglesa deste filme é cortada talvez pela discutida cena do seqüestro dos bebês, mas não se preocupem por incrível que possa parecer a edição nacional em DVD lançada pela Europa Filmes no Brasil é caprichada com direito a áudio Chinês em 5.1 e 2.0 e versão dublada em português 5.1 e 2.0 com direito a extras e formato de tela widescreen anamórfico. Já estava na hora de uma edição em Blu Ray de preferência com restauração mas vai ser difícil, só mesmo quando o vilão Kau ir arrancar umas cabeças de engravatados. Assista o trailer não perca esse filme!!!


        


1 comentários:

Como faço para assistir esse dois filmes

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site