sábado, 18 de agosto de 2012

14 Blades (2010)

Posted by Cândido Augusto on 20:01


Assistir um filme do ator Donnie Yen é uma experiência incomparável, sua técnica em artes marciais e suas coreografias beiram a perfeição. E como se Bruce Lee estivesse vivo e em plena atividade. Claro que não esqueço dos meus heróis Jackie Chan e Jet Li, mas enquanto estes dois mestres estão diminuindo um pouco o ritmo, Jackie pela idade, já que ele está com 58 anos, e Jet Li tentando diversificar seus papéis. 

Donnie Yen mantém uma constância e qualidade em seus trabalhos irrepreensível, desde de 2004 não existe um filme ruim desse ator.  Donnie a cada trabalho consegue estar mais forte, mais rápido e mais ágil do que nunca. Quem viu os filmes Ip Man (2008) e o mais atual Wu Xia (2011) sabe do que estou falando. Sem falar que ele ainda consegue renovar seu estilo de luta, mas esse assunto ainda será um post futuro. Uma curiosidade a parte, em um post anterior eu tinha escolhido Donnie Yen para um ficticio remake de Os Aventureiros do Bairro Proibido como Deus do Relâmpago, e neste filme existe uma cena que remete ao filme citado acima.

14 Espadas (錦衣衛) é um filme de 2010 dirigido por Daniel Lee o mesmo que dirigiu o bem conhecido Máscara Negra (Black Mask ,1996) com Jet Li. Se passa na China na época da Dinastia Ming, nessa época órfãos de ruas eram recrutados para Guarda Imperial, ainda na infância eram treinados para combate. A Guarda Imperial era acima da lei, e tinha o direito de matar se o imperador manda-se. Em uma missão dada pelo imperador Jin, Quinglong (Donnie Yen) é traído por Xuan wu (Qi Yuwu), que rouba o selo imperial para poder legitimar as ações Príncipe Qing participação rápida de Sammo Hung, este selo pode desencadear uma guerra. 


 Quinglong carrega as 14 Espadas, sendo oito para a tortura, cinco para matar, e a última lâmina de ouro é reservada para o suicídio caso a missão falhe. Qinglong está determinado a cumprir a sua lealdade ao imperador e continua uma busca de evidências de conspiração. Sangue, honra, destino e redenção fazem parte desta jornada.

 Existem algumas inconsistências no roteiro talvez devido a pouca experiência do diretor, o que infelizmente não torna este filme um épico. Algumas tentativas de inovação como o encontro com ladrões do deserto, tem até uma temática árabe, para a apresentação de um Jack Sparrow asiático o galã Wu Chun, uma concessão para as fangirls de plantão. E o uso de armas estilo steampunk, pode causar revolta nos fãs mais ortodoxos do estilo wuxia. 

 
Mas nada que atrapalhe. Os pontos positivos ficam por conta da vilã Tou Tou interpretada pela atriz Kate Tsui ex-Miss Hong Kong, que tem um duelo climático com Donnie Yen, graças ao CGI ela consegue segurar as pontas e ajuda a compensar os deslizes do diretor. 


 O par romântico fica por conta da lindíssima atriz Zhao Wei conhecida por filmes como Shaolin Soccer (2001) e So Close (2002) que interpreta Qiao Hua.

 
Visualmente 14 Espadas é impecável, com uma cenografia perfeita mesmo com alguns CGI aparentes. Os efeitos sonoros vão fazer você desviar dos golpes vistos na tela, o final não vai te decepcionar, já que não apela para o convencional. E quem ainda dúvida que o cinema asiático pode se tornar maior que hollywood, é melhor acordar e parar de assistir filmes como Tekken, Ninja Assassino e Besouro Verde.

0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site