domingo, 8 de setembro de 2013

Revisitando Mcquade, o Lobo Solitário (Lone Wolf McQuade 1983)

Posted by Cândido Augusto on 17:13


Ninguém mata um Texas Ranger e fica para contar história, isso se aplica também a Chuck Norris, ninguém fala mal de Chuck Norris e fica para contar história. Quem cresceu assistindo Chuck Norris sabe que este filme é um clássico. Mas se você pertence a geração que não entendeu porque um bando de doidos com mais de trinta, gritaram no cinema em Mercenários 2, quando surge aquela figura barbuda ao som de Ennio Morricone, com os acordes de Três Homens em Conflito (The Good, the Bad and the Ugly,1966), ainda há tempo de você corrigir esse pecado mortal. 

Chuck Norris já enfrentou o Drácula ou melhor Christopher Lee no filme Olho Por Olho (Eye for an Eye, An, 1981), foi o primeiro ator a enfrentar os ninjas em The Octagon - Escola Para Assassinos (1980), já derrotou o Diabo em Perigo Mortal (Hellbound - 1994), sem falar que encarou Bruce Lee, mas aí Bruce era outro casca grossa do cinema e não deu certo. 

 Mas porque esse pessoal que passou dos trinta cultua tanto esse ator?. É bem simples Chuck Norris é o sujeito mais indestrutível do cinema, é um ícone que representa o cinema anos 80, o mais casca grossa e com os filmes mais violentos e politicamente incorretos do cinema. Hoje em dia é exigido mais realismo nos filmes, então assista Invasão U.S.A (1985) a quantidade de pessoas mortas é um absurdo, que hoje chocaria o mais fanático por violência. Infelizmente Mcquade não está no site moviebodycounts.com, para sabermos exatamente quantos morreram neste filme, mas acho que a contagem é baixa algo em torno de uns 20 defuntos. O famoso Chuck Norris Facts, para o pessoal que acompanhou os filmes de Norris são mais reais do que parecem...rs 


Mcquade, o Lobo Solitário (Lone Wolf McQuade 1983) é a essência de Chuck Norris, um de seus melhores filmes, um western spaghetti recheado de ação e roundhouse kicks. É aquele tipo de filme obrigatório de ter na estante, um olhar cinematográfico que evoca os clássicos de Sergio Leone e as trilhas maravilhosas de Ennio Morricone. O diretor Steve Carver cria uma homenagem ao gênero western spaghetti com closes nos olhos e muita poeira e lama. 

A trilha sonora ficou a cargo do italiano Francesco De Masi, que criou belíssimos momentos, alguns podem tentar fazer a comparação com Ennio Morricone mas De Masi começou a escrever partituras um pouco mais cedo do que Morricone. De Masi foi menos influenciado por Morricone, seu estilo tinha um som característico com vários elementos que Morricone não usava, suas passagens se encaixam de forma brilhante em cada cena, com momentos inspiradores, ora violentos e passagens românticas ou mesmo épicas como no combate final. O tipo de trilha para você assobiar por aí, ou colocar como toque de celular. 

 McQuade conta a história do Texas Rangers J.J McQuade (Norris), cuja filha Sally McQuade (Dana Kimmell) acidentalmente testemunha um roubo de armas militares, bem como o assassinato de seu namorado. McQuade terá que enfrentar o traficante de armas e campeão de karatê, Rawley Wilkes (David Carradine) ainda tem a tira colo a belíssima e estonteante Barbara Carrera (Lola Richardson), que mudará de lado durante o filme. 

A atriz Barbara Carrera merece um destaque a parte, no auge de sua beleza a fêmea fatal desfila em várias cenas do filme sem sutiã, fazendo a alegria da galera. Nesse mesmo ano ela foi atacar Sean Connery em Nunca Mais Outra Vez (Never Say Never Again, 1983). E antes desse filme teve sua famosa playboy de 1982. 


Suas formas, e seu jeito "felino", a levaram a representar Maria, a mulher-pantera de A Ilha do Dr. Moreau (The Island of Dr.Moreau, 1977). Mas é em McQuade que ela tem a sensual e famosa cena na lama com Norris. 



O elenco de apoio é bem bacana como o ator LQ Jones como Dakota, como esse velhinho morre feio em cada filme que participa e não envelhece, eu lembro de outra morte dele no filme A Máscara do Zorro (The Mask of Zorro,1998). Até mesmo Robert Beltran como Kayo manda bem, se dessem uma moto para ele, encarnava um Erik Estrada como Patrulheiro Frank Poncherello numa boa...rs 

Mas ser um Texas Ranger não é para qualquer ator, ao lado de John Wayne, Tommy Lee Jones, e Clint Eastwood. Chuck Norris encara essa figura emblemática e de poucas palavras, com péssimos modos como ninguém, não existe na face da terra outro ator que se encaixaria tão bem no papel do Texas Rangers J.J McQuade como Norris. 

 O filme é tão casca grossa que McQuade é surrado, baleado e enterrado vivo dentro de sua picape, derrama uma cerveja sobre a cabeça, pisa no acelerador, e se livra de sua sepultura. Enterrar o herói vivo te lembra alguma coisa?, parece que esse filme também está na prateleira de Tarantino. 

Este também é o filme preferido do próprio ator segundo entrevista a Black Belt Magazine ele também relembra a famosa cena com a cerveja: 

"Isso me lembra ... no filme, quando eu estava no meu caminhão, que tinha acabado de ser enterrado na terra, eu tirei uma cerveja e derramei sobre a minha cabeça [para me reanimar]. Bem, você esquece que é álcool. Eu disse, "Oh, cara!" Meus olhos começam a queimar, e eu disse: "Que coisa estúpida de se fazer!" 


 A cena final entre Chuck Norris e David Carradine figura tranquilamente como uma obra de arte das melhores cenas de pancadaria do cinema, existiram até rumores de que uma briga real entre Carradine e Norris ocorreu durante as filmagens da cena final da luta. Norris sentiu que Carradine acabou chutando de forma desleal, e avisou para não repetir o chute. Mas Carradine não ligou e fez novamente e Norris feriu Carradine para valer. Esse fato foi desmentido por David Carradine em um livro que escreveu, mas o que vale é a lenda. Nada mais justo Carradine roubou o papel de Bruce Lee no seriado Kung Fu e Norris deu um castigo em Carradine em homenagem ao seu amigo Bruce Lee. E realmente David Carradine nunca esteve tão arrogante e canalha como neste filme, é aquele tipo de vilão que atira rindo, nem mesmo em Kill Bill (2003)


Mcquade, o Lobo Solitário (Lone Wolf McQuade 1983) é melhor que muitos filmes de hoje em dia, e não essas besteiras que conseguem torrar 200 milhões e na maioria das vezes tendem a ser horríveis. Este é um filme feito com cuidado e pensado artisticamente, combinando o melhor entre trilha sonora e cenas, um clássico que não envelheceu nada em seus 30 anos. 


Norris credita esse filme como inspiração principal para a sua série de sucesso da televisão, Walker, Texas Ranger , que estreou uma década depois. No entanto, o piloto teve que ser reescrito, e os nomes dos personagens mudados, uma vez que todas as coisas envolvendo o nome McQuade foram protegidas por copyright pela Orion Pictures. Falando em Walker, Texas Ranger não poderia esquecer de algo. Uma delas é o tema da série interpretada pelo próprio Chuck Norris.



In the eyes of a ranger,
The unsuspected stranger
Had better know the truth of wrong from right,
'cause the eyes of a ranger are upon you,
Any wrong you do he's gonna see,
When you're in Texas look behind you,
'cause that's where the rangers are gonna be

Momento Celso Russomanno: Poderia deixar passar mas a coleção Walker, Texas Ranger foi lançada a primeira e segunda temporada em DVD no Brasil, segundo um email que eu passei a Paramount em 2010 recebi a seguinte resposta: "informamos que as demais Temporadas da série "Texas Ranger" estão sem data definida para ser entregue no Brasil.". Entendo que exista milhões de burocracias para o lançamento, mas minha série está pela metade. 


 Cinco filmes de Chuck Norris chegaram a era do blu-ray incluindo este, não preciso nem dizer que isso não inclui o Brasil. Mas a boa noticia é que ainda se encontra o DVD da MGM que vem em versão widescreen anamórfico, não tem a dublagem clássica da época em que esse filme era reprisado no SBT, mas vale a pena mesmo com uma TV tela grande, a experiência de assistir este clássico não só de Chuck Norris mas do cinema continua impactante.



0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site