quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O Protetor 2 (Tom Yum Goong 2, 2013)

Posted by Cândido Augusto on 14:07


E finalmente chegamos em O Protetor 2 (Tom Yum Goong 2, 2013) a aguarda parceria entre Tony Jaa e JeeJa Yanin criou uma expectativa que fez muitos fãs de artes marciais perderem o sono de curiosidade de qual seria o resultado final. 

A volta do diretor Prachya Pinkaew gerou uma confiança de que o filme ia ser uma obra prima das artes marciais, já que o diretor foi responsável por sucessos como Ong-Bak - Guerreiro Sagrado (2003), O Protetor (2005), Chocolate (2008) e Ong Bak 2 - O Guerreiro Sagrado Voltou (2008).

 Mas como muitas expectativas geram grandes responsabilidades, algo deu muito errado para o filme. Por mais que eu gostaria de defender o filme, fica impossível acreditar no rumo que o filme levou. A história é bem simples nosso herói Kham (Tony Jaa) perde outro elefante e vai atrás de todos os culpados arrebentando tudo para recuperá-lo. Essa premissa simples não é o problema maior do filme. 

Todos os valores que foram passados no primeiro filme, como respeito e promessas, acabaram se perdendo neste filme. A cena inicial consegue ter um pouco do primeiro filme, mostrando que nem tudo na vida pode ser comprado, essa mensagem vale muitos nos dias de hoje. Já que ainda existe muita gente achando que pode subjugar, ameaçar ou mudar valores das pessoas através de dinheiro. Mas isso é logo esquecido ao longo do filme, já que o filme vira um trem desgovernado. 

A cena de perseguição de motos que foi tão divulgada nos trailers, por mais que me doa falar parece o encontro do pior diretor de hollywood com os absurdos do cinema Bollywood. O uso de cabos e imagens geradas por computador (CGI) acaba sendo uma das piores coisas do filme. Por mais esforço que Tony Jaa tenha tentado dar as acrobacias feitas, não chega nem perto de nenhum dos filmes anteriores estrelado por ele. Em algumas cenas Tony Jaa está irreconhecível. 


O tão aguardado encontro entre Tony Jaa e JeeJa Yanin, acabou sendo decepcionante, alias a participação de JeeJa Yanin foi completamente subaproveitada. Sinceramente eu não sou diretor de cinema nem roteirista, mas antes do filme eu imaginei tantas cenas grandiosas para JeeJa Yanin que nem acreditei no que vi. Jeeja é mostrada no filme como uma lutadora que precisa vingar a morte de seu tio e irmã, só que não consegue derrotar ninguém na porrada??!!. Se você adorou filmes como Chocolate (2008) e Raging Phoenix (2009) com a Jeeja Yanin, vai se surpreender com o que aconteceu em Protetor 2, da vontade de dar uma surra no roteirista desse filme. 

Mas nem tudo está perdido a luta de Tony Jaa e JeeJa Yanin contra o capanga chamado de número 2 vivido pelo artista marcial Marrese Crump faz valer o filme e você desculpar os absurdos anteriores. Mesmo assim as lutas já não tem aqueles takes longos com poucos cortes e filmadas de planos abertos. Muitas coisas no filme parecem americanizadas, tirando toda aquela força de um bom filme asiático, até mesmo falta de idéias já que algumas cenas são recicladas até mesmo do filme Ong-Bak - Guerreiro Sagrado (2003), como a perseguição inicial e a luta com fogo. Talvez tenha sido essa a intenção do diretor em criar um filme mais americano, mas esse foi seu pecado mortal. 


É bem difícil apontar boas coisas no filme, já que boas lutas se perdem em meio a efeitos toscos de CGI, e personagens ao vento como o caso da atriz Rhatha Phongam que é a vilã número 20, que tem um desfecho que você não vai acreditar. Acaba sendo decepcionante, porque este deve ser o último filme de Tony Jaa na Tailândia, já que ele está em hollywood filmando Velozes e Furiosos 7 e todos sabemos o que acontece quando um artista marcial de verdade chega em hollywood. 


E triste dizer mas O Protetor 2 (Tom Yum Goong 2, 2013) tem que ser assistido com expectativas bem baixas, talvez assim de para curtir algumas cenas, existe uma nuvem negra sobre os filmes asiáticos ultimamente. Donnie Yen quase deixa a desejar com Special ID (Dak siu san fan / 特殊身份, 2013) mas pelo menos a ação está impecável, e agora Tony Jaa e JeeJa Yanin acabam sendo subaproveitados. Agora só nos resta apostar todas as fichas em "The Raid 2: Berandal".


2 comentários:

Nossa, esse filme pareçe ser horrivel. Eu gostei mt do Ong Bak 1 e do Protetor 1, mas achei um lixo os Ong Bak 2 e 3, com uma história entediante, sem sentido e lutas mal feitas. Quando fiquei sabendo q ia ter O Protetor 2 fiquei bem animado, pq pensei q ia ser tão bom quanto o primeáiro, mas foi só eu ver o trailer q já deu pra perceber a bomba q ia ser, mais d 2 anos e ficaram fazendo esse filme e no fim sai isso, acho que nem vou assistir. O que você achou dos Ong Bak 2 e 3? Vc recomenda pelo menos as cenas d luta do Protetor 2? Pq se pelo menos as lutas forem boas, acho que vale a pena dar uma conferida.

Bom realmente não é, houve muitos erros de efeitos especiais e essa tentativa de "americanizar" o filme não ajuda. Existe algumas lutas boas mas perdidas na bagunça de efeitos, se esperava bem mais principalmente pela presença da Jeeja Yanin, mas como disse deve-se assistir sem esperar muito, Ong Bak 2 ainda consigo assistir mas o 3 é demais mesmo. Mas o Protetor 2 deve ser conferido, mas o primeiro é 100 vezes melhor.

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site