terça-feira, 9 de setembro de 2014

Os Mercenários 3 (The Expendables 3, 2014): Quase derrapa mas a sorte está com Stallone !!!

Posted by Cândido Augusto on 17:06



Só existem dois tipos de critica a respeito de Os Mercenários 3 (The Expendables 3, 2014) aquela que vem dos fãs e outra em sua grande maioria de críticos tentando aparecer, localizando em cada frame do filme um defeito. Para esse segundo time quero que se explodam, como diria Marion Cobretti: "Você é um cocô!". Tem alguns problemas, mas são duas horas de diversão garantida. 

Os Mercenários 3 teve que enfrentar sua versão pirata vazar na net, faltando três semanas para a estréia do longa-metragem uma cópia com a qualidade visual de um DVD estava circulando na rede. De acordo com o site Variety, com base nas informações da empresa que analisa os números de pirataria na web Excipio, torrents do filme foram baixados mais de 189 mil vezes. Algo raro, mas já tinha acontecido em 2009, com o filme X-Men Origens: Wolverine, que foi divulgado no site Megaupload um mês antes de seu lançamento nas telonas. 

Mas isso em si não seria um problema, dessa vez o filme quase derrapa justamente por tentar expandir seu público com a famigerada PG-13. Sofrendo também pela péssima escolha do diretor Patrick Hughes, imaginem que esse mesmo sujeito será responsável pelo remake do filme Operação Invasão (The Raid: Redemption, 2011) então já sabemos o que esperar. 

Outro fator que contribuiu para essa derrapada de Os Mercenários 3 foi a quantidade de personagens desnecessários deixando quase os veteranos em segundo plano, por mim quem deveria dirigir o próximo filme seria Michael Mann é só ver o que esse diretor fez na obra prima Fogo Contra Fogo (1995), onde ele consegue dar espaço a todos os personagens. Ou John Woo que já deu declarações de estar interessado em dirigir um filme da franquia.


 O filme infelizmente acaba gastando um tempo gigantesco apresentando uma equipe mais jovem, e vamos ser sinceros a única que merece estar nesse filme é Ronda Rousey o resto é resto. O uso da equipe jovem acaba não funcionando, e com um diretor sem talento como Patrick Hughes a situação acaba ficando muito mais evidente. 

Mas tudo isso se enquadra apenas em problemas técnicos, porque nossa diversão continua lá, o resgate de Doc (Wesley Snipes) é anos 80 puro. Sem falar na melhor piada do filme quando perguntam a Snipes porque ele foi preso e ele diz: "Evasão fiscal". A cara que Snipes faz é impagável !!!!.


Outro problema que vai para a parte técnica é a quantidade de lutadores sem muito espaço, Jason Statham tem menos cenas, não vou nem citar o que foi feito com o ídolo e um dos maiores artistas marciais do cinema Jet Li, isso já vem acontecendo desde o primeiro filme mas nessa terceira parte a coisa piora. 

Outro que sofre com isso é Wesley Snipes, quem adorava o filme Demolidor (Demolition Man, 1993) vai estranhar esse, como o diretor desse filme merece uma surra!!!. Se uma das grandes chamadas do filme era o resgate de Snipes então como deixar tão poucas cenas de lutas para Snipes?... estamos falando do Blade misturado com Simon Phoenix !!!. Um cara que é especialista em uma série de Artes Marciais e tem: 5° Dan de Karatê , 2° Dan de Hapkido, graduação máxima de Capoeira e que ainda usa JHR (Jailhouse Rock) um estilo de luta desenvolvido nas prisões americanas algo que ele usou muito na trilogia Blade. Não sei como tem caras que conseguem chegar ao posto de diretor com tanta facilidade, mas vamos esperar por Blade 4 que com certeza estará a caminho. 

Sly merece todos os elogios por conseguir reunir tantos astros a cada filme, depois de conseguir a cena mais foda do cinema em Os Mercenários 2 (The Expendables 2, 2012) com a aparição de Chuck Norris, conseguir tirar o ranzinza do Harrison Ford de sua casa não é para qualquer um. Reunir esse elenco dos sonhos é para poucos, só falta mesmo ele conseguir colocar Clint Eastwood com Sean Connery na mesma cena, aí o mundo do cinema viria abaixo!!!. Tudo bem Sean Connery a gente tem certeza que não sai mais de casa para nada, mas já imaginou o Clint Eastwood em Mercenários 4 com uma Magnum 44 dizendo: "Go ahead, make my day". Acho que a última vez que se viu essa reunião de brucutus ou algo parecido foi em Os Doze Condenados (The Dirty Dozen, 1967). 



E as cenas cara a cara entre Harrison Ford e Sylvester Stallone lembram aqueles clássicos filmes que tinham os brucutus das antigas como Charles Bronson e Lee Marvin como o clássico Perseguição Mortal (Death Hunt, 1981). Sem falar que Harrison Ford diz: "Eu não me divertia assim há anos” e isso é exatamente o que é visto em tela o Han Solo e sua Millenium Falcon estão lá, isso não é para qualquer um !!!!!. O filme entra até em clima anos 70, quando Stallone é cercado na beira de um rio pelos capangas de Mel Gibson (Conrad Stonebanks) e temos uma cena que relembra os western de Sergio Leone, sem falar no famoso close nos olhos.


Ronda Rousey pegando na arma do Banderas...rs

E Antonio Banderas o Galgo, o que dizer dessa figura é Miguelito, é o Zorro, é o Gato de Botas, é o El Mariachi tudo ao mesmo tempo. A química entre Banderas e Ronda Rousey é de uma loucura só e funciona, Banderas entrou no filme para quase roubar a cena, sem falar dele atirando como fazia em Balada do Pistoleiro (Desperado, 1995) é nostalgia pura. Se você não sabe porque Banderas está lá isso responde sua pergunta:



Mel Gibson já vem a um tempo se especializando em fazer vilão, começou lá em O Troco (Payback, 1999) passando mais ou menos por Plano de Fuga (Get The Gringo, 2012) e sendo vilão de vez em Machete Kills (2013). Mas nada vai preparar o leitor para o show de Mel Gibson neste filme, a conversa dentro da van entre Sylvester Stallone e Mel Gibson (Conrad Stonebanks) é a melhor da trilogia Mercenários. Mel Gibson é o melhor vilão da franquia até agora e dificilmente alguém vai superar, só se Sly conseguir Sean Connery como vilão aí podemos pensar.


Quando Gibson lançou aquela bomba chamada O Fim da Escuridão (Edge of Darkness, 2010) sua carreira parecia correr um risco sério, mas assim como Sly, Mel Gibson conseguiu retornar em grande estilo. Porque a franquia Mercenários é para isso reunir os amigos meter balas e causar a maior destruição possível, e depois a galera volta para suas franquias de sucesso.

 Acho que só quem ainda não entendeu isso foi o Arnoldão que lançou o péssimo Sabotage (2014). Conversando com amigos sempre fui contra Mel Gibson lançar um Máquina Mortífera 5 até mesmo o ator é contra, mas Gibson está em grande fase e propostas milionárias podem surgir. Só ficaria difícil saber como seria a participação de Danny Glover, porque quem já viu Bad Ass 2 (2014) viu que o vovô Glover esse sim, está realmente na geriatria. 

Os Mercenários 3 (The Expendables 3, 2014) marca a volta dos melhores, mesmo não sendo tão bom como os anteriores por causa da parte técnica e essa censura para criançada, ainda é uma alegria ver essa galera reunida relembrando e mexendo com nossa memória cinéfila, a trilha sonora continua impecável a cargo de Brian Tyler que consegue relembrar os timbres de Rambo com maestria. E que venha logo Os Mercenários 4, eu só preciso de dois nomes para a felicidade ser completa Pierce Brosnan e Jackie Chan.


0 comentários:

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site