sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Kung Fu Jungle (2014) trás homenagem de Donnie Yen ao tradicional cinema de Hong Kong

Posted by Cândido Augusto on 09:13


Uma das coisa que Donnie Yen não pose ser acusado, é na diversidade de seus filmes. Quando foi lançado Special ID (Dak siu san fan / 特殊身份, 2013) uma parcela do público reclamou que Donnie estava usando muito MMA e deixando o estilo clássico de artes marciais de lado. Outros gostam dos tradicionais filmes de épocas e outros preferem Donnie em filmes ambientados em locais urbanos.

Mas agora com Kung Fu Jungle (2014), Donnie conseguiu reunir o melhor desses dois mundos, um filme urbano com o melhor estilo clássico de artes marciais. Depois de dois filmes que acabaram prejudicados pelo uso excessivo de computação gráfica como Iceman 3D (2013) um remake de um filme de 1980 dividido em duas partes, que até tentou reunir esse dois mundos trazendo samurais para nossa época, mas que se atrapalhou em explorar essa idéia em meio ao exagero 3D. E o filme The Monkey King (2014) que confesso que as três vezes que tentei assistir caí no sono, pode-se dizer que é um filme exclusivo para a criançada, que mesmo explorando a lenda do Rei Macaco dificilmente vai ser o preferido dos fãs de Donnie. 

Kung Fu Jungle (2014) faz uma bela homenagem ao clássico cinema de Hong Kong, em alguns momentos lembra os filmes dos anos 70. Com uma bela fotografia a cargo de Horace Wong que trabalhou com John Woo em The Killer (1989) e Fervura Máxima (Hard Boiled, 1992) e trilha sonora com todos os elementos clássicos que gostamos de ouvir. Donnie retorna a parceria com o diretor Teddy Chen com quem filmou Guarda Costas e Assassinos (Bodyguards and Assassins, 2009). 

 O filme tem várias referencias e homenagens ao mundo das artes marciais, se você não se emocionar quando surge a homenagem a Lau Kar-Leung ou não identificar ela, este não é seu tipo de filme. Homenagens a Drunken Master (1978) e a aparição da lenda viva Raymond Chow fundador da Golden Harvest tornam o filme único. Realmente reconhecer todas as referências, detalhes e rostos que aparecem é um belo desafio, alguns você só ira encontrar nas cenas pós-créditos. Repetição das palavras "Yes, Madam" fazem os apreciadores do gênero voltarem no tempo. Se você encontrar o pôster de Os Guerreiros da Montanha (Zu Warriors From The Magic Mountain, 1983) já que um dos atores desse filme Meng Hoi está em Kung Fu Jungle (2014), pule de alegria porque você faz parte desse mundo. 

Donnie é Hahou Mo, um mestre de artes marciais preso depois de matar um outro mestre por acidente (Bey Logan). Mas quando surge um serial killer (Wang Baoqiang) que está matando todos os grandes mestres marciais, Donnie se oferece para ajudar a inspetora de polícia (Charlie Yeung) em troca de sua liberdade e da proteção de sua amada (Michelle Bai). 


Mesmo Donnie dando espaço maior ao personagem de Wang Baoqiang, que cria um vilão transitando entre a demência e dor com eficiência as vezes exagerando em algumas caretas, os combates de Wang são impressionantes. Belas cenas como a que ele treina artes marciais enquanto sua esposa recita o livro Tao Te Ching trazem um lirismo ainda maior ao filme. A luta com espadas com Fan Siu Wong é de uma velocidade absurda, sem falar na luta estilo grappling de Yu Kang contra Wang Baoqiang que a muito tempo não se vê algo igual. Apesar de algumas lutas serem curtas elas vão num crescente até o famoso combate final entre Donnie e Wang Baoqiang. 

 A interpretação de Donnie Yen está mais contida evitando piadas e humor como em Special ID (Dak siu san fan / 特殊身份, 2013) trazendo a seriedade que ele fazia em Flash Point (2007) e com um roteiro mais equilibrado tem um ritmo melhor do que filmes anteriores. Como de costume, Donnie Yen mesmo com seus 51 anos de idade, é a perfeição física em forma de arte marcial, a luta final contra Wang Baoqiang em meio a uma auto-estrada é brutal. 


O filme também trás uma mensagem aos que desejam ser o número 1 a qualquer custo, algo que até Bruce Lee teve que enfrentar na vida real, já que uma vez um sujeito pulou o muro de sua casa para desafiá-lo para uma luta, não preciso nem dizer o que aconteceu a esse sujeito. 

Mesmo com filmes como Operação Invasão 2 (The Raid 2: Berandal, 2014) como concorrentes, a velha escola de Hong Kong ainda está viva e Donnie Yen faz uma homenagem bela e sincera, assim como foi feito em outro filme Once Upon a Time in Shanghai (2014) que homenageava Bruce Lee, a tradição e o clássico são eternos. Então imaginem como não está a ansiedade de nós que somos fãs desse grande artista marcial, para a aguardada seqüência de O Tigre e o Dragão 2 (Crouching Tiger, Hidden Dragon: The Green Legend, 2015)

Kung Fu Jungle (2014) é um filme feito para fãs, indispensável a todos que acompanham a trajetória desse grande artista marcial Donnie Yen.



3 comentários:

filme muito bom!mais ainda não vi um filme que conseguisse superar a maestria das cenas de luta do filme Flash point!o fato de o Donnie estar usando muito o MMA,é simplesmente pra dizer que ele acompanhou as mudanças do tempo!

olá, assisti a todos os filmes de donnie yen, acredito, mas confesso que não possuo todo o conhecimento para identificar as homenagens citadas na sua resenha...poderia descrevê-las?desde já agradeço.

Grande filme sim senhoras....e nunca paro de repetir

Postar um comentário

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin

Search Site